quinta-feira, maio 10, 2007

A Familia Cristã

“Deixará o homem seu pai e sua mãe para se unir com sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa” (Gn 2:24).
DEUS instituiu a família para que o lar fosse um lugar de portas abertas, o qual fosse praticados o amor, a bondade, a misericórdia, o perdão e a fé. Sendo o lar um santuário, lugar de adoração, tão bom que dá vontade de voltar, um verdadeiro refúgio em tempo de tempestade. Nossa casa tem que ser um pedacinho do céu.
Um dos princípios mais importantes e infalíveis para manter uma família unida é o perdão, porém o perdão não funciona sem o amor.
O amor de DEUS está derramado em nossos corações através do ESPÌRITO SANTO (Rm 5:5) a partir daí você tem capacidade de amar. O próximo passo é aprender a perdoar, tendo a certeza que o perdão é transformador e gratificante, é uma forma de crescer. Quando você ama, você é capaz de perdoar.
Para que uma família pudesse chegar a uma harmonia (a um pedacinho do céu) DEUS criou um papel para o homem e para a mulher no lar. ”Porque o marido é o cabeça da mulher, como também CRISTO é o cabeça da igreja, sendo este o salvador do corpo” (Ef 5:23).Em seguida: “Marido, ame sua esposa assim como CRISTO amou a Igreja e deu Sua vida por ela” (Ef 5:25). A única maneira de ser o cabeça da família é amando, porque aquele que não ama, pisa e destrói. O alvo é ter o amor de CRISTO. A submissão deve ser encarada como uma sub-missão, ou seja, missão base, missão de apoio, de alicerce. O marido deve conduzir, mas tudo precisa ser bem conversado com esposa e filhos. Ele precisa cuidar da vida espiritual do casal assim como a proteção de todos, e cuidar de sua esposa com respeito (delicadeza) também é de grande importância como podemos ler em 1Pedro 3:7 “Marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber junto com você, o dom da vida, que é dado por DEUS. Aja assim para que nada atrapalhe as orações”. A esposa deve respeitar e amar seu marido e filhos (Tito 2:4) “As mulheres aprendam a amar o marido e o filho”. Em Provérbios 31:10,11 diz: “Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas. O seu marido confia nela e nunca ficará pobre”. Este versículo mostra a importância da honestidade da mulher na administração da casa.
Muitas vezes os filhos ficam chateados com seus pais por eles chamarem atenção, disciplinar é a palavra, porém esse é o dever dos pais, eles amam seus filhos e tem mais experiência na vida, por isso, um conselho dos pais vale muito. O SENHOR nos fala em Provérbios 1:8,9 o seguinte: “ Meu filho escute o que seu pai ensina e preste atenção no que sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou colar melhoram a sua aparência”. Em Efésios 6:1-4 segue essas palavras: ”Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isto é certo. Como dizem as escrituras “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viverá muito tempo na terra”. Em Efésios capítulo 6 versículo 4 o SENHOR diz aos pais para não tratarem seus filhos de maneira que os irritem e sim criá-los com disciplina e nos ensinamentos cristãos.
Mesmos cristãos não estão livres de problemas (tribulações) na família. Segundo diz em Rm 5:3 “Nos alegramos nos sofrimentos (tribulações), pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência”. A tribulação produz perseverança, paciência, daí como resultado, a experiência. A diferença de quem tem a vida pautada na rocha (Palavra de Deus) para quem não tem, é que nós cristãos sempre sobrevivemos às tribulações! VEJA VOCÊ MESMO EM LUCAS 6:47-49.
DEUS nos disciplina através de sua palavra nos mostrando o caminho a qual devemos seguir, ELE faz isso por amor. Assim como temos um diálogo com DEUS (a oração), pais e filhos precisam manter um diálogo, e isso os torna mais próximos.
“A família é o espaço aonde o AMOR se aventura na guerra contra o egoísmo, o orgulho e a falsidade”.
Afinal, você leitor, já expressou hoje seu amor por seus familiares?
João Neto e Priscila Soares

Nenhum comentário: