sexta-feira, junho 15, 2007

"O Inimigo Não se Ganha, se Conquista"(frase atribuída a Napoleão), Será?


Certa vez, nessa época que está se aproximando(férias de julho) lá estava eu me deleitando em Mosqueiro, uma ilha aos arredores de Belém, juntamente com minha família, quando um parente meu afirmou a seguinte frase e a atribuiu a Napoleão: "O inimigo não se ganha, se conquista". bem, caso tenha sido Napoleão que tenha falado tal coisa, o que é possível, ele deve ter falado no sentido de subjugar os inimigos, ou algo parecido. Porém no contexto que meu querido parente falou foi no sentido de não enfrentar nossos adversários, mas sim, com estratégias políticas, "ganha-los" e assim, ganhar a confiança dele para subir alguma patamar e poder ter influência, o que pode ser o sentido certo no qual Napoleão teria ditos suas intrigantes palavras.

É interessante notar que ela pode adquirir um "sentido mais bíblico", podendo se referir a ganhar almas de homens inimigos de Deus para Cristo.

Porém o que infelizmente vejo hoje no ministério pastoral e em vários círculos evangélicos(onde a minha denominação também não escapa) o que se quer na verdade é ganhar prestígio, influência e poder, afinal só com tais coisas poderemos servir a Deus. Pelo jeito, Napoleão virou o paradigma entre os novos pastores da atualidade, pois muitos estão, talvez inconscientemente seguindo essa frase no sentido em que meu parente falou, ou no sentido mais napoleônico possível.

Hoje existem mais mercenários, generais,administradores do que realmente pastores que buscam estar de acordo com o coração de Deus, que tem seu desejo revelado em Sua Palavra.

Ser fiel à Biblia, nem pensar!!! Pelo menos por enquanto, devemos primeiramente ganhar a confiança de nossos pastores e também das ovelhas, adulando-os, sendo hipócritas ao elogiá-los ao invés de com amor e respeito, demonstrar nossas convicções e posições com base na Bíblia. Sendo um ator de teatro ou algo parecido, inspirando-se em Batmam e Supermam para vestir uma "capa".Ora porque não? Da forma em que se encontra o ministério pastoral hoje, é a nossa única saída obedecer os pastores - por mais errados que estejam - e servir-los como "ungidos de Deus" e "inerrantes" - por mais anti - bíblico que isso seja.

Mais uma vez tenho que bater nesta tecla: onde estão nosso queridos líderes? Quem apascentam o rebanho? Onde está o gabinete pastoral ao invés do escritório? Onde estão nossos humildes pastores ao invés do popstars Marcos Feliciano e Benny Hinn?

Que Deus possa conceder a igreja homens compromissados com Deus como os grandes pastores do passado, como John Wesley, Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, George Whitefield, Daniel Berg e Nels Nelson e tantos outros que marcaram uma geração, não por causa do seu prórpio nome, mas porque possuíam um tão intímo relacionamento com Deus que o NOME de Cristo brilhava neles.

Sim, cabe a nós também zelar pelos nossos pastores, pelo rebanho e vigiar para que não caíamos em praga semelhante.

Que Deus possa abençoar cada vez mais aqueles que buscam aprender em sua Palavra e anime os outros que não querem.

Soli Deo gloria!!!

2 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Eu creio que a AMIZADE, AMOR, ADMIRAÇÃO, RESPEITO, são conquistados.

Em batalhas não conquistamos ninguém, apenas SUPLANTAMOS. É uma situação diferente.

Pela força e pela amizade conseguimos fazer valer a nossa voz. Na amizade é com a alegria e na força através do medo.

Eliseu Antonio Gomes

Victor Leonardo Barbosa disse...

olá Eliseu. Enetndo sua opinião. mas infelizemnete não podemos cdeder quando o assunto são as verdades bíblicas...muitas evzes o que existe é hipocrisia e jogada politica(no sentido mais perjorativo do termo) d que uma amizade verdadeira. è isso que existe em muitos ministérios hoje e é isso que devemos combater..

Fique na Paz.