terça-feira, julho 24, 2007

As Sete Igrejas da Ásia(parte2): Esmirna, o desejo de perseverança e o desejo de Deus



A cidade de Esmirna era uma espécie de "rival" da igreja de Éfeso, que, segundo Lucian era "a melhor cidade de Ioana" e também um grande centro comercial, abrigava uma grande colônia judaica e foi dali que surgiu o célebre pai da igreja Policarpo, discípulo do apóstolo João. Todavia, ao contrário da beleza arquitetônica da cidade, a igreja cristã localizada ali não estava bem.

Jesus fala para a igreja: "eu sei as tus obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são sinagoga de Satanás", Jesus mostra um conhecimento das obras dela, ele também sabia as boas obras da igreja, conhecia a sua pobreza( mas ela era rica!). Cabe a nós fazer uma boa observação: Esmirna era uma igreja pobre, simples, maltratada, passando por tribulações e angústia, entre os motivos por causa de alguns Judeus vindo de Satanás, pois estavam servindo ao seu propósito e não ao de Cristo. Então, nessa hora, Jesus muito bem poderia ter dito: "Esmirna, não aceite isso, estou disposto a tira-la desse sofrimento, decrete a mim que eu lhe tirarei dessa enrascada, eu morri por vocês...vocês são príncipes!!!!". Mas não, Jesus não se portou como os modernos pregadores da atualidade, pelo contrário, Ele afirmou: ela era pobre, mas também era rica. ela não possuía nada, mas tinha tudo!!! O que Jesus diz a essa igreja e a nós hoje é claro: Não precisamos ter um excesso de bens materias para sermos vitoriosos e termos sucesso. Nosso lugar é no céu e não aqui. Se atentarmos somente para essa vida, seremos os mais miseráveis de todos os homens. Na igreja atual há um certo inverso: há muitos ricos, mas que são pobres, pobres de Cristo, sem amor e sem sua Palavra, possuem o carro do mês e egos inflados, mas o poder de Deus e o enchimento do Espiríto está longe deles, nessa hora que todos esses tipos de pessoas possasm escutar a voz de Jesus, que nos dá umaaparente contradição, mas que ilumina grandemente o nosso caminho.

Mas então o que fazer? a tribulação parece só mais aumentar, o sol escurecer, a luz apagar, o que seria dela? Jesus continua e diz algo surpreendente: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte...", há certo paralelo com esse texto e aquele que encontramos em Lucas 22:30-32, onde Jesus afirma que Satanás estava disposto a ciranda-lo como trigo. O objetivo de Satanás talvez não era igual para a igreja de Esmirna, todavia semelhante. Satanás queria que os pecados de pedro ficassem à amostra, já com a igreja de Esmirna o que ele queria é que ela cometesse um pecado brutal: negasse o nome do Senhor( o mesmo que Pedro acabou cometendo), então Jesus diz: a prisão os aguardava, a maior provação até então haveria de vir, era necessário ser fiel até a morte, será que ela resistiu? É bem provável, todavia muitos provavelmente resistiram até a morte, e deram com o sangue um dos maiores testemunhos de Cristo. O medo que assolava Esmirna é o mesmo de muitos Crentes atuais: realmente conseguir pagar o preço para poder seguir à Cristo, ainda que esse preço seja tão caro que tenhamos que suportar a tribulação, a miséria, a morte. Mas a tribulação não duraria muito tempo. Teria um prazo de dez dias. Era necessário olhara para Cristo para poder passar esses Dez dias. Essa experiência pode ser aplicada a cada um de nós a qualquer momento.

Nessa hora de tribulação, Cristo certamente não nos deixará sós, pois Ele mesmo dá um belíssimo complemento:" Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida", o que seria essa coroa? seria essa coroa algo literal? talvez...mas ao que tudo indica era o próprio Cristo, o Seu galardão, a herança eterna dos crentes fiéis, que não amaram a sua própria vida. No vale da sombra da morte, que possamos lembrar disso: Olhemos para Jesus, e assim como Paulo, regozijemos em ter a honra de sofrer por Cristo, pois o que passamos aqui, comparado ao que vamos ter, é leve e momentâneo. Sim, Satanás fará de tudo para nos pegar, para nos peinerar como trigo, ele nos quer, mas lembremos: Deus também nos quer, é necessário ter vontade de perseverar, pois esse é o desejo de Deus e também o seu desejo é que Ele nos tenha!!! Que continue continuando a caminhada da vida cristã, ainda que seja difícil e repleta de dificuldades, tendo em mente constatemente essas palavras: "quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte"

Fique firme na fé!!!


Soli Deo gloria


obs:estudo baseado em Ap 2: 8-11

Nenhum comentário: