quarta-feira, agosto 06, 2008

De Águas Puras e Ardentes: O Pentecostalismo no Contexto Fundamentalista

O Pentecostalismo nasceu Fundamentalista. Com essa frase, o blogueiro evangélico-pentecostal Gutierres Siqueira definiu a verdade histórica do pentecostalismo. Nesses recentes meses, o pentecostalismo vem recebendo uma onda de duras críticas por parte da ala Hiper-Calvinista e fundamentalista do protestantismo brasileiro, gerando as mais diversas reações.

Muitos questionam se o termo fundamentalista realmente é importante para o mundo cristão atual. Será mesmo que ele ainda é necessário? Fundamentalistas não seriam os ditos “cristãos” arrogantes que se acham donos da verdade e que não respeitam a pluralidade do mundo cristão? Sem dúvida alguma, é necessário estabelecer definir, dentro do sentido histórico-teológico realmente o que é fundamentalismo – e diga-se de passagem, é uma tarefa colossal definir - e principalmente compreender – o termo fundamentalista. Porém só assim é que podemos tirar nossas próprias conclusões, como também elogiar e também criticar, tudo isso acompanhado do respaldo da Palavra de Deus.

As definições que darei são fruto de uma pesquisa que tem como base dois historiadores, um eclesiástico e outro teológico: Earle E. Cairns e Roger Olson. Ambos possuem visões e definições sobre o fundamentalismo similares e ao mesmo tempo diferentes e distintas, o que contribui para a análise e reflexão teológica. O resultado desse estudo deriva-se igualmente de um tempo de convivência com a mentalidade fundamentalista contemporânea oriunda de sites fundamentalistas como o solascriptura-tt.org e também de trocas de e-mails com representantes e líderes do movimento fundamentalista brasileiro.
Essas definições não tem como objetivo esgotar o tema do fundamentalismo, mas apenas ser uma simples contribuição, que possa orientar um pouco mais alguém que quer se aventurar nessas quentes águas da ortodoxia .


Fundamentalismo: O Início

O Fundamentalismo possui antecedentes que remontam ao século XIX, como a ortodoxia calvinista do seminário de Princenton, que contou com grandes mestres do calvinismo como Charles Hodge e Benjamin Breckinridge Warfied. Com esses dois expoentes, a ortodoxia protestante lutava contra a maré de teologia liberal que estava varrendo a Europa e chegando até o Estados Unidos. Os pontos mais defendidos eram a inerrância bíblica e inspiração Plenário-Verbal.

Fundamentalismo: O Desenrolar
O fundamentalismo propriamente dito começou por volta de 1910 com o lançamento de uma série de brochuras intituladas “O Fundamentos”, que combatiam a teologia liberal(nessa época a todo vapor nos Estados Unidos), nesses fundamentos, buscava-se estabelecer as verdades bíblicas sobre a Bíblia, pecado, o nascimento virginal de Cristo, a Trindade, expiação(propiciação) Vicária de Cristo e sua ressurreição, doutrinas que eram totalmente repudiadas pelos liberais, que preferiam a doutrina do amor e paternidade universal de Deus por todos os homens e assistência social. Com o tempo o fundamentalismo mergulhou em uma verdadeira briga doutrinária, não somente com o o liberalismo, mas também dentro do próprio movimento inicial. Disso surgiram vários ramos que formam o fundamentalismo(ou pelo menos o seu termo) na época contemporânea. Os principais grupos são*:

Fundamentalismo de Esquerda: Essa ala fundamentalista é uma das mais tradicionais e antigas. Possui grande influência no Fundamentalismo norte-americano. Essa ala defende a inspiração plenária-verbal da Bíblia,o pré-milenismo, criacionismo e a apologética agressiva. Possuem um forte zelo doutrinário e defendem aquilo que chamam de “separação bíblica”, que é a separação de doutrinas ou até mesmo pessoas que não concordam com o escopo geral que eles apresentam, assim também está ligada à prática de não gostarem de se misturarem com política, artes e a cultura em geral, afirmando que o principal foco é a Bíblia como Regra de Fé sobre Deus e os pontos básicos da vida. Isso não quer dizer que menosprezam a cultura, tecnologia ou estudos seculares, apenas não gostam de fazer um correlação mais direta dessas atividades com o pensamento cristão. São depreciativos com quem pensa diferente e possuem um forte ódio pelo pentecostalismo. Também crêem fortemente na doutrina da Preservação Providencial da Bíblia, na qual afirma que a Bíblia foi perfeitamente preservada com o passar dos tempos e estabelecida de forma total como texto grego Tradicional da reforma (Textus Receptus). Não consideram os reformadores(Lutero,Calvino,Knox) como homens salvos. Também menosprezam grandemente o calvinismo(mas ironicamente possuem um escopo doutrinário praticamente paralelo ou similar ao calvinismo,podem ser descritos como calvinistas-compatibilistas). Na maioria são batistas(apesar de existirem calvinistas nessa ala, porém com menor escala, estes calvinistas não menosprezam a ala reformada e também não atribuem termos negativos a Calvino ou a qualquer reformador).Entre seus representantes brasileiros encontra-se o missionário Calvin Gardner, o grupo Solascriptura-tt, o site baptist Link, o teólogo Waldemar Jansen e Walter Andrade Campelo.


Fundamentalismo de Centro-Esquerda: Essa é uma ala bastante similar à primeira, todavia, apresenta bastantes distinções. Os componestes dessa ala são menos rigorosos com a doutrina da Preservação providencial bíblica(defendem na maioria das vezes, o texto grego Majoritário, que difere cerca de 2 a 3% do Textus Receptus), apesar de mostrarem-se firmes em sua doutrinas, não defendem a chamada “separação bíblica”, são pré-milenistas,criacionistas e nutrem um forte amor por Israel, que é um de seus temas favoritos e constantes em seus estudos. São mais ativos culturalmente, mas ainda assim cautelosos. Repreendem fortemente o movimento de psicologia cristã, são cessacionistas, mas defendem a pregação de Deus com grande poder(utilizam o termo Palavra Profética), muitos deles também são contra o calvinismo tradicional, mas há calvinistas em seu meio. Desse grupo pertecem nomes como Dave Hunt, John Akenberg, Win Malgo, Henry Morris(Textus Receptus), Hal Lindsey, John MacArthur Jr e o grupo Chamada da Meia-Noite.



Esse são dois fortes grupos fundamentalistas que exercem influência no Brasil, Porém há outros que não podemos deixar de considerar.


Continua...


Soli Deo Gloria

*Os termos Esquerda e Centro-Esquerda nada mais são do que definições sobre o tipo de fundamentalismo, mais radical(original ou antigo) e mais recente, todavia, não é minha intenção ser preconceituoso ou difamador e depreciativo ao usar esses termos, e de forma nenhuma expresso minha posição e opinião sobre estes grupos ao usá-los.


Nenhum comentário: