quinta-feira, janeiro 08, 2009

A problemática conceitual acerca da docência cristã


Há muitas pessoas que, a cada domingo, se disponibilizam para lecionar um conteúdo bíblico sadio para o povo de Deus. tais homens( e mulheres) possuem características significativas e possuem um papel importantíssimo para um genuíno compromisso cristão. Tais pessoas são conhecidas como"professores","tios","irmãos", entre outros. O título mais conhecido, sem sombra de dúvida, é o de professor de Escola Dominical(ED), instituição também conhecida como Escola Bíblica Dominical(EBD). Muitos teóricos da educação cristã buscam conceituar de forma adequada tal função eclesiástica. Alguns questionam o conceito de "professor", preferindo o de "ensinador", outros, crêem que ambos são bons, porém imcompletos, preferindo o conceito de "educador". Diante de tais conceitos e sobre qual desses é o melhor, julgo que a Bíblia tem o melhor a nos dizer sobre isso.

Para melhor realizarmos a docência cristã, melhor é saber definir o nosso papel dentro do ministério cristão. Partindo da epístola de Paulo aos Efésios, saberemos como conceituar essa importante função. Nesta epístola, a partir do capítulo quatro, versículos oito e nove, vemos a ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, depois de Ele ter "descido às partes mais baixas da terra..." ( um texto que é motivo de debates entre muitos teólogos). É interessante notar nesta leitura a frase "e deu dons aos homens" . Tais dons são revelados no versículo onze: " E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores" (ênfase acrescentada).

É importante atentar para o último dom revelado neste texto, dentro do contexto estabelecido. O termo "doutor" também pode ser traduzido por "mestre", sendo que ambos possuem as mesmas raízes lingüisticas ( mestre provém do latim doctoris, e em grego há uma palavra semelhante é dokein). ambos os termos se dão para alguém que possua uma determinada qualidade. Que domine, de forma ampla, porém aprofundada, com maestria e precisão o conteúdo que conhece. O mestre, como dom de Deus, deve ter um profundo relacionamento com o instrumento de seu ministério, que é a Sagrada Escritura, sendo um presente eleito de Deus para o Seu povo. Porém incluindo na Palavra mestre, temos a qualidade de:

- Professor: O mestre cristão não é simplesmente alguém que demonstra conhecimento sobre algo e mostra as variáveis deste conhecimento. Ele é alguém que crê naquilo diz, é alguém que professa o conteúdo que sai de sua boa com firma convicção.

- Ensinador: O mestre cristão não somente professa a sua crença, ele é alguém que ensina, que transmite as informações que recebeu das Sagradas escrituras e que constrói o conhecimento que possui na mente de seus alunos de forma honesta e íntegra. Uma construção firme e doutrinariamente alicerçada na rocha do evangelho. O que não anula o bom senso, reflexão e participação dos alunos que o escutam.

- Educador/líder: além de professar e ensinar, o mestre cristão é alguém que busca, com amor ágape e interesse genuíno, levar seus educandos à prática do que foi professado e construído. Não é alguém que se considera o dono do saber, mas um servo, escravo do Senhor dos Exércitos e de sua Palavra, sendo que esta procura passar para os educandos com carinho, companheirismo e atenção, tendo a esperança que este possam andar no caminho da Verdade.

-Aluno: O mestre cristão é também um aluno, que procura de forma incessante o conhecimento vindo do Senhor para realizar sua tarefa, crendo no Espírito Santo de Deus como o professor por excelência, sendo que o mestre nada mais é do que um instrumento para tal ação divina.

Como se pode notar, as qualidades de educador, professor e ensinador não são excludentes, mas se completam, sendo adequadamente resumidas no ofício de mestre, onde este pode ser chamado especificamente por uma dessas qualidades sem problema algum, porém deve ter todas para realizar o ministério que lhe foi confiado. Que Deus nos ajude em tal maravilhosa e abençoada tarefa.

Amém

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: