sexta-feira, outubro 30, 2009

A Reforma, o [Novo] Cativeiro babilônico e os crentes atuais


Não há dúvidas que o movimento reformista, que celebra aniversário neste 31 de outubro, que teve início e estopim com o padre agostiniano Martinho Lutero, alcançou dimensões inimagináveis. Tal fato se deve, por certo, à ação miraculosa de Deus Glorificando o seu Nome e restaurando Sua Palavra no seio da igreja.

Outro fator importante que podemos classificar, sem sombra de dúvida, é que o movimento protestante também fora um movimento literário. Dentre os quais se destaca a obra Do Cativeiro Babilônico da Igreja, escrito por Lutero.

Utilizando uma linguagem polêmica, inteligente, além de irônica, tal livro revela Lutero como um firme defensor das doutrina evangélica, apegado as Sagradas Escrituras e a suficiência da obra realizada por Cristo na cruz do calvário.

Com sua pena, todos os argumentos erigidos por séculos da tradição Romana vêem desmoronam-se sobre o Senhorio de Cristo. Aristóteles, assim como vários conceitos da teologia escolástica são duramente criticados ( e com grande dose de razão), o conceito de transubstanciação é aniquilado pelo reformador alemão. Lutero é implacável também com os abusos, negligência e ignorância nos atos realizados pelo clero católico, chega inclusive. a utilizar termos polêmicos como "cloaca malcheirosa" e pede perdão aos leitores mais simples por ter que remover a grande quantidade de "esterco" despejado pela organização dominante.

Para Lutero, o culto católico de nada servia para a edificação e glória do corpo de Cristo - a expressão "laicato" é deplorada em todo o decorrer de seus argumentos.

Tal livro é leitura praticamente obrigatória para os crentes atuais. Cabe também fazer a pergunta. Estaria o corpo de Cristo entrando em um novo tipo de cativeiro? Dessa vez pior e quase imperceptível pela nova geração de jovens crentes, ditos "adoradores"? Até que ponto a luta, os sofrimentos e o testemunho de homens como Lutero, Calvino, Bunyan e Spurgeon influenciam a vida dos crentes hoje? em especial a dos mais novos?

Numa igreja cercada de pop-stars como Benny Him e Jorge Tadeu. o brado de Lutero e o lema da reforma, o Sola Scriptura se faz cada vez mais urgente e necessário para todos nós.


Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: