terça-feira, agosto 24, 2010

Vale a pena ler: A Outra Face


Em Guerra pela Verdade, John Macarthur tratou sobre a questão da verdade e o movimento da igreja Emergente. Sendo que a base bíblica de Macarthur foi a epístola de Judas, que foi abordada de forma sensata e fiel ao texto e propósito da Epístola. Com habilidade, precisão e fidelidade ao pensamento Cristão ortodoxo sobre o Conceito da Verdade, Macarthur fez fortes críticas ao movimento emergente.

Em seu mais novo livro lançado pela Thomas Nelson, intitulado A Outra Face ( no original O Jesus que você não pode ignorar) ele vai mais além e se aprofunda sua crítica a partir da exposição de textos chaves dos evangelhos, colocados de forma cronológica pelo autor, onde mostra as titânicas lutas de Jesus contra a liderança judaica daqueles dias. Um conceito chave que Macarthur apresenta é: A pergunta crucial do cristão não é necessariamente "O que Jesus faria?", mas sim "o que Jesus fez". Partindo desse pressuposto, Macarthur inicia a exposição do relacionamento de Jesus com as autoridades religiosas desde sua infância relatada no evangelho de Lucas até os eventos finais que culminariam com sua morte na cruz do calvário.[1]

Questões como a natureza da Verdade, o princípio do amor e da firmeza, assim também como a doçura e ironia por parte do cristão é explorado. Enquanto que muitas vezes a hipocrisia é associada ao fundamentalismo evangélico (algo muitas vezes categorizado por cristã os pós-modernistas), Macarthur faz o inverso, nos mostra a partir de textos das escrituras e dos Evangelhos, a hipocrisia presente nos círculos liberais e ecumênicos do evangelicalismo cult e boa praça, repleto de afinidade com os mais variados( ainda que contraditórios entre si) tipos de pensamento, e com Jesus tratou tal tipo de liderança(não somente os fariseus são incluídos, mas também os saduceus).

Quer seja por sua proposta fundamental, quer a partir de suas exposições bíblicas, ou então pelas frases pronunciadas por cristãos de peso, como Charles Spurgeon, Dorothy Sayers e Gilbert K. Chesterton, que iniciam cada capítulo, A Outra Face é uma ótima leitura, principalmente por mostrar algo do ministério de Jesus muitas vezes menosprezado, como a confrontação e o zelo por Deus contra o pecado e hipocrisia dos homens com um pulso extremamente firme.

Muito bem escrito, talvez seja considerado, juntamente com "O Evangelho Segundo Jesus" e "Com Vergonha do Evangelho" um dos livros mais importantes do autor. Deve ser lido e relido

Soli Deo Gloria

Nota:

[1] O que Jesus deixou após sua ressurreição também é abordado.

Nenhum comentário: