sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Conselhos Sobre Tentação e Arrependimento.





Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

Mateus 23:27


Bem, muitas vezes escutamos essas passagem quando alguma pregação sobre santidade é apresentada na igreja, quando se prega sobre a genuína vida cristã. Muitos de nós sempre nos referimos aos fariseus quando falamos sobre hipocrisia, porém devemos tomar cuidado.

As aparências são tão enganosas que muitas vezes enganamos a nós mesmos, não percebemos as vezes o quão perto de sepulcros caiados podemos estar nos parecendo, o quão experientes em hipocrisia podemos estar nos tornando que deixamos os fariseus como amadores. Alguns devem estar pensando “como assim? É muito fácil refutar essa sua confrontação, eu não vivo uma vida dupla, me comporto fora da igreja assim como me comporto dentro, dou um bom testemunho, dou conselhos, ou seja, não sou um crente mascarado, portanto estou bem longe de ser um sepulcro caiado”. Será?

Nós, quando lemos tal passagem e pensamos em hipocrisia, sempre pensamos em como nós agimos dentro e fora da igreja, se mostramos a mesma aparente santidade em todos os lugares, mas a questão é como está teu coração? Você se comporta bem exteriormente, mas e interiormente?

Devemos atentar sobre a consumação do pecado no interior de nossos corações. Logicamente aquele que está preocupado com sua reputação cristã, não sairia com uma prostituta, ou andaria, se metendo em brigas e confusões com qualquer vizinho carrancudo e brigão, porém quantas vezes você já não matou esse vizinho em seu coração, nos seus sentimentos mais internos?Quantas vezes você seria condenado à prisão perpétua se houvesse sido real as barbaridades que você já cometeu em sua mente. Quantas vezes você já não traiu o seu melhor amigo, se deitando com a esposa dele nos átrios mais íntimos do seu coração?

A questão é que muitos são considerados homens santos, vivem uma vida aparentemente santa e que se mostra aprovada também por homens santos, mas a questão é, se possuímos um vida que ao ser examinada está aprovada pelo Santo dos santos, o Senhor Jesus Cristo. Muitos interiormente são homicidas, adúlteros, estupradores e muitas vezes tudo isso junto. Acredite, não adiantará você lutar contra isso, chorar a noite toda se arrependendo dos pensamentos horríveis que tem sondado a sua mente, no dia posterior ou no mesmo dia eles voltarão.

Você precisa urgentemente clamar a Cristo, diante de cada tentação, diante de cada pensamento impuro, diante de cada sombra de mal se aproximando de você clame a Cristo somente seu puro sangue pode purificá-lo, somente a nova natureza operada pelo Espírito Santo, somente o regozijo de estar em sua presença pode afastar os prazeres carnais e mundanos de dentro de você, somente o contato com o Salvador pode livrá-lo e expulsar tais pensamentos, somente a aproximação com a Santidade de Deus pode expurgar o pecado que tenta te dominar, talvez ao tentar buscar pela santidade plena podemos agir de uma forma menos pecaminosa, impulsiva e apresentável a Deus. Talvez por isso eu entenda a posição de Wesley ao buscá-la e incentivar a busca pela mesma.

O problema é que muitos também limitam a oração a sua vida exterior, quando pensam nas coisas específicas a agradecer, tentam lembrar-se de seu dia e das coisas boas que aconteceram, e ainda dizem “tenho que ser mais profundo não posso agradecer somente por bens, tenho saúde, estou vivo, as pessoas que eu amo estão vivas”, digo que você continua tão superficial como antes, e preso somente nas coisas terrenas, ainda não olha para a eternidade. Quando pedem por algo tais pessoas utilizam o mesmo método de investigação, dessa forma seu interior continuará sendo dominado pelo pecado, pois essa guerra não tem trégua entenda isso.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro:para que não façais o que quereis”. Gl 5:17.

Essa guerra apresentada existe somente no interior de cristãos regenerados, pois aqueles que não conhecem a Jesus não estão em guerra contra o pecado, porém sim dominados por ele, portanto venho apresentar dois tipos de ação diferentes,para situações infinitamente diferentes.

Quanto aos Cristãos entenda de uma vez por todas uma coisa, você tem o Espírito Santo de Deus agindo em sua vida, isso se você realmente é um Cristão “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. Por que insiste em continuar lutando com suas próprias forças assim como você fazia antes de aceitar a Cristo? Esqueceu-se que é inútil? Você tem o antídoto em suas mãos e definha dia após dia perdendo a guerra para um veneno antigo, para o qual você já possui a cura e não deve mais temer, ao qual agora você tem todas as chances de combater pela vitória na Cruz de Cristo.

Concentre-se na vida interior concentre-se em como você está se apresentando perante Deus, não use a oração de forma banal, você esta conversando com o Mestre! Use a sua oração não só para pedir, não só para agradecer, use a oração para gritar, isso!Gritar por socorro, gritar por misericórdia; clame peça força ao Espírito Santo de Deus, força para lutar contra o pecado; peça para Ele purificá-lo, somente o Espírito Santo de Deus pode mortificar o pecado que existe em seu interior. Outro ponto importante é sabemos que aqueles que foram alcançados por Cristo não deixarão seu caminho, pois Cristo os guardará “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”Jo 10:27-28. Porém por que escolher passar a vida toda em angústia e tormento, vivendo uma guerra de quase empate com o pecado (sendo que se você não fosse regenerado nem guerrearia, mas estaria dominado pelo mesmo) quando Deus te chama para dominá-lo e te forneceu na morte de Seu Filho tudo necessário para isso? Quando Ele convida você para desfrutar bem mais de uma vida cristã, baseada em piedade, caridade, alegria, crescimento e fortalecimento espiritual?

Para os não cristãos você está, sem dúvida alguma, em uma situação infinitamente pior, está escravizado pelo pecado e sem a ajuda do Espírito Santo de Deus, e você pode perceber está escravidão em cada tentativa de largar seus vícios, em cada tentativa de alcançar felicidade, que apesar de todos os risos você nunca alcança. Está sem dúvida alguma não só pensando em coisas horríveis, mas também praticando tais coisas usando o hedonismo diário como estilo de vida. Deixe-me avisar algo a condenação está próxima e sua posição nessa guerra, não é nada favorável, assim como aqueles que alcançaram misericórdia e salvação um dia eram, você é escravo do pecado e por isso luta ao lado dele e você sabe quem é o seu oponente?O próprio Deus.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” Rm8:7.

Você é inimigo do próprio Deus em todo o seu poder, toda a sua glória, e em todo o seu infinito amor por sua santidade,por sua majestade, por sua justiça, e por Seu Filho amado, ele virá com infinita irá contra tudo que é oposto a isso

Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome” Sl 5:10-11

Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores”Sl 7:11-13.

Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.”E sabe quem será alcançado por tamanha destruição? Todos aqueles que estiverem fora da propiciação e do senhorio de Cristo.

O que eu venho lhes apresentar, é justamente a maravilhosa -e quão maravilhosa- notícia que me apresentaram quando e estava na mesma situação que você, na posição de inimigo de Deus, morto em pecado, desolado, só, condenado e sem forças. A notícia é que apesar de toda a rebelião humana contra Deus,

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.Jo3:16.

Que notícia maravilhosa! Sem igual, notícia que traz paz notícia que nos diz que
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados”. 1 João 4:10. Portanto fuja, fuja em quanto há tempo, não se esforce para crer o suficiente, para se purificar o suficiente tudo isso é em vão, não tente se apresentar atraente a Deus você não conseguirá “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam” Is 64:6.

Somente corra, corra! Abandone essa rebelião e se prostre a Cruz de Cristo, sem nada nas mãos sem nenhum esforço próprio, somente o sangue do Cordeiro pode te livrar da condenação fora isso, é lutar com todas as forças para sair de um poço de piche que o puxa para dentro a cada esforço inútil seu, e que o tragará e o encaminhará para morte e último empurrão que você irá receber será no dia do juízo pelo próprio Deus. Somente Cristo pode te dar verdadeira alegria, te livrar da escravidão do pecado, pois somente em Seu sacrifício podemos nos tornar apresentáveis para Deus.

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis”Cl 1:20-22

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”Cl 2:13-14.

Janyson.C.Ferreira

Solus Christus.

Nenhum comentário: