segunda-feira, março 07, 2011

Conselhos sobre santidade e relacionamento(parte2.b)



A SANTIDADE COMO ASPECTO INTRÍNSECO DA SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO.


Muitos devem ter pensado: “bom já entendi a partir de hoje serei santo, vou me esforçar e dar o meu melhor em cada atitude, já entendi a mensagem”. Acredite, você não compreendeu absolutamente nada. Não se esforce, você não vai conseguir. Não trata-se de força, de mera força de vontade, você quando diz que vai se empenhar para ser santo e resume sua proposição por aí, acabou de ser cegado pelo seu orgulho e pecado. Você esqueceu que a santidade é gerada e não conquistada, que ela é dada e não comprada, e ela é assim porque faz parte da salvação. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”(Ef 2:8-10). Somente a graça de Deus o santificará.

O fato de uma pessoa tratar a santidade como algo banal e simples de se alcançar deriva de três pontos basicamente.

Primeiro essa pessoa despreza a santidade porque despreza e trata de forma indiferente à Deus. “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus que nos deu também o seu Espírito Santo” (1Ts 4:7-8). Por isso você se parece com o mundo e não com Cristo, pode você estar pensando “Eu sou santo, não pareço com o mundo:não bebo; não fumo. Não faço nada do tipo, sou uma pessoa comportada” Deixe-me dizer uma coisa: isso no máximo é uma atitude inteligente, mera filosofia de vida.

Quando pensamos em imagem do mundo relacionamos em nossa mente todas essas coisas, porém assim como o nariz, orelha, olhos e tantas partes individuais que compõem uma face tais coisas são apenas componentes da verdadeira imagem do mundo. Ao invés de nos concentrarmos em coisas e pontos específicos como se eles fossem a totalidade, alertando que tal atenção alienada é promovida pelo engano que o pecado provoca na mente, e começarmos a atentar para a imagem em si, na sua totalidade veremos que o rosto do mundo tem como imagem real o desprezo por Deus.

O mundo com todas as suas forças demonstra desprezo por tudo o que expressa Deus e cada um de seus infinitos atributos. Desprezo por cada coisa que manifesta o Deus vivo e a comunhão com Ele.Você não suporta ler a Bíblia, as pregações são algo chato, você sempre está cansado demais para orar, observando a totalidade de suas ações, você pode se autodenominar um cristão, mas não tem nenhuma comunhão com o mestre.O desprezo gerado em você não está na prática vazia dessas coisas, mas sim em sua essência, não é o fato de não querer ler.Quantos livros você as vezes lê por dia?Quantas notícias que sejam agradáveis ao seu pecado, você se delícia lendo e se esforça para entender?Quantas palestras ou quantas oras você consegue ficar na frente da televisão ou em um show alimentando a sua carne?Quantas oras você perde conversando sobre coisas lascivas ou assuntos inúteis, mas não consegue passar cinco minutos sem entediar-se, quando tem que orar a Deus, ou ouvir uma pregação. Você perde tempo com aquilo que considera prazeroso e de seu interesse, portanto você reflete que não possui interesse por DEUS.

O segundo ponto é que esse desprezo reflete um aspecto a ser ressaltado, e que foi citado anteriormente muitas pessoas entendem santidade como filosofia de vida saudável. Escute uma coisa não se esforce para alcançar a santidade por sua força, você não conseguirá. O pecado ficará muito satisfeito com essa sua tentativa, você pode aparentemente realizar boas ações ou práticas, porém você continuará imundo por dentro cheio de lascívia, inveja, porfia. “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.Assim vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniqüidade.”(Mt 23:27-28).

Mesmo você expressando gentileza todos os dias, em seu coração é um serial killer, um grande homicida que tem uma criatividade demoníaca e perversa e já matou a muitos com seu ódio, todos aqueles que se opõem a você ou lhe irritam por assuntos banais; você pode nunca praticar o adultério como ação, porém já se prostituiu e se deitou com as namoradas e esposas de seus melhores amigos nos átrios íntimos de seu coração; sua mente continuará andando segundo o mundo e segundo a carne e suas boas obras ocas queimaram como palha no dia do juízo juntamente com você e sua soberba.

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.”Is 64:6

Sabe porque tudo isso?Porque como disse anteriormente a santidade é um aspecto da salvação, se você tenta comprar a santidade, ou seja, a separação com obras é porque despreza o sacrifício de Cristo e tenta subir ao monte santo do Senhor mesmo sendo impuro e perverso e quando tocar o cume desse monte perecerá “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.”Sl 24:3-5

Somente Cristo pode gerar santidade em um homem, somente Cristo pode torná-lo separado do mundo , somente Cristo pode subir ao monte do Senhor e ao morrer por nós na cruz do calvário capacitar aos injustos ter acesso a esse monte santo, portanto clame aquele que conhece o pecado no seu interior, aquele que perscruta o mais íntimo do teu coração, que conhece cada passo do teu maior inimigo e pode matá-lo, clame ao único que venceu a morte , para que lhe dê vitoria sobre a morte que se esconde em seu interior e Ele lhe tornará verdadeiramente Santo que possamos orar com Davi ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”Sl139:23-24.

Clame ao Consolador o Espírito Santo prometido por Cristo Ele ouvirá e direcionará a sua mente, as suas afeições e seu atos de forma integral para o prazer de contemplar a Deus e ter comunhão com Ele, pela conquista da santidade para imundos por Cristo na Cruz do calvário. (continua na parte c).

POR: J.C.FERREIRA

SOLUS CHRISTUS

Nenhum comentário: