quarta-feira, março 30, 2011

É Bíblia ou morte


Um dos maiores trabalhos de um pastor é ter uma congregação que leia a Bíblia diariamente. Porque uma igreja que lê a Bíblia por si mesma é uma igreja forte e madura (diferentemente de uma congregação que lê a Bíblia somente "por tabela" aos domingos). E geralmente os pastores usam uma linguagem bem amigável e suave para que os membros comecem a considerar a leitura bíblica como algo sério. E isto é bom- não é por força nem por violência-; entretanto, tal incentivo tem produzido um sentimento desprovido do real sentido de emergência e necessidade da leitura bíblica.

Creio que a maioria dos membros da igreja tem pensado que ler a Bíblia é opcional. Como se existissem dois tipos de cristãos: os que leem a Palavra e os que não a leem; mas não existem- crente que não lê a Bíblia não é verdadeiramente cristão!

Não estou propondo salvação por meio da leitura bíblica. Nem estou querendo produzir um povo legalista que gostaria de se vangloriar perante os outros membros de sua congregação ao dizer que leem mais a Bíblia que estes. Só estou dizendo que "a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"[1] e que "sem fé é impossível agradar a Deus"[2]. E, logo, como a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus; é impossível agradar a Deus sem estar vivendo conforme a Palavra!

Não estou sugerindo, também, que crente que não lê a Bíblia "só está perdendo crescimento espiritual"; pois "crente" que não ouviu o Evangelho nem sequer nasceu de novo- pelo contrário, continua morto em seus pecados. E uma das evidências de que alguém ouviu o Evangelho e realmente foi convertido é que tal pessoa permanece na Palavra- Deus concede vida eterna pela Sua Palavra; e dizer que alguém foi convertido e deixou de ler a Bíblia em algum tempo depois de tal suposta conversão, seria o mesmo que dizer que Deus lhe concedeu uma "vida passageira" ou algo semelhante a um tipo de "vida que tem prazo de validade" (o que obviamente é impossível de acontecer!).

E além disso, não estou pregando sobre níveis de conhecimento no sentido de que todo cristão deve ser tão bom de Bíblia quanto um teólogo deve ser. Só estou afirmando que ler a Bíblia é necessário simplesmente para ser cristão. Ou seja, não precisamos conhecer a Palavra somente para sermos pregadores, pastores ou teólogos; e sim, para sermos cristãos!

Atente para os textos bíblicos citados abaixo- espero que Deus nos dê graça para que entendamos, de fato, que na vida cristã "é Bíblia ou morte":

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida."[3]

"Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos."[4]

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."[5]

"A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos."[6]


Que Deus nos perdoe.


Notas:
[1] Cf. Rm 10.17
[2] Cf. Hb 11.6
[3] Jo 5.39,40
[4] Sl 119.4
[5] Sl 119.9
[6] Sl 119.155











Nenhum comentário: