sexta-feira, abril 15, 2011

Devocional: O privilégio dos salvos


"O SENHOR é o meu pastor, e nada me faltará." (Salmo 23.1)

Talvez este seja o verso mais conhecido de toda a Bíblia. É muito comum ouvi-lo até mesmo de pessoas que não possuem nenhum interesse em assuntos religiosos. Entretanto, as palavras de Davi não podem ser verdadeiramente ditas pelos ímpios. Não é qualquer pessoa que tem o privilégio de exclamar "O Senhor é o meu pastor"- isto é, na verdade, para poucos.

Infelizmente, existem muitos bodes chamando o Senhor de pastor. E estas pessoas sempre se sentem felizes em chamar a Deus dessa forma por causa da segunda parte do verso davídico- "e nada me faltará". E este é um ponto importante: os bodes são motivados a crer num pastor que pode lhes conceder muitas coisas- seja dinheiro, status ou até mesmo uma certa segurança emocional. O "nada me faltará", para eles, sempre significa ter muitas bênçãos e riquezas deste mundo. Mas não é esse o clamor do coração de Davi- muito menos o das ovelhas do Senhor.

Uma genuína ovelha de Cristo anseia por Ele. O maior prazer de um cristão está no próprio Senhor Jesus Cristo- e é por pertencer a Ele que uma ovelha exclama sem medo: "e nada me faltará". E mesmo que ela se encontre nas piores das situações, a ovelha do Senhor permanece firme em sua confissão: "e nada me faltará". Não que as ovelhas tenham alguma justiça inata a elas ou algo semelhante a isso. A grande verdade é que elas só podem andar e viver como ovelhas do pasto de Deus, porque o próprio Deus lhes concedeu esta graça. Foi o Bom pastor que as salvou por amor do Seu nome. E é Ele que lhes dá um novo coração para que, assim, possam desejar o que realmente satisfaz suas almas: o próprio pastor.

Não podemos perder o valor desse verso. Não podemos tê-lo como comum e deixar de experimentar as riquezas dele por causa da grande quantidade de vezes que o pronunciamos. Lembremos que ele revela a maravilhosa e soberana graça de Deus em comprar um povo para Si- as únicas pessoas que receberam uma nova vida em Cristo Jesus, e o único povo que pode dizer sem dúvida: "O SENHOR é o meu pastor, e nada me faltará".


Que Deus nos perdoe.

Nenhum comentário: