quarta-feira, abril 20, 2011

O propósito de nossas vidas


"Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo." (Romanos 1.6)

"Qual é o propósito de sua vida?"- talvez você já tenha ouvido/lido esta pergunta antes. Mas, sinceramente, você já parou para refletir sobre isso seriamente? Acredite, você precisa!

Creio que é muito fácil cairmos na tentação de vivermos uma "mísera vida cristã"- repleta de superficialidade e hipocrisia. Não por falta de coisa para fazer; e sim, pelo grande número de atividades às quais somos submetidos na maioria de nossas igrejas. Basta dizer "sim" para Jesus numa oração repetida de qualquer pastor que logo somos incluídos em alguma parte da "obra de Deus"- seja no coral ou no círculo de oração. E, assim, rapidamente, entramos no processo de entender uma vida cristã relacionada com o que fazemos- e não com o que somos. E pior que isso, quando entendemos a vida cristã relacionada com o que somos, geralmente a entendemos com base em nossa auto- estima.

Mas o caminho estreito que Deus indica aos seus eleitos é diametralmente oposto tanto ao caminho do "faça e seja feliz" quanto ao do "seja santo e idolatre sua santidade". E é sobre esse caminho que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, trata na sua carta aos romanos; e, portanto, responde qual deve ser o propósito de nossas vidas. Por isso, gostaria de analisar o versículo 6 do capítulo 1 de Romanos- o qual faz parte da introdução desta epístola tão maravilhosa.

O apóstolo fala primeiramente sobre "sermos chamados". E é muito importante atentarmos para essa verdade; pois ela implica em dizer que o verdadeiro propósito de nossas vidas é uma dádiva de Deus- não é algo produzido ou pensado por nós mesmos. Ou seja, se Deus não nos chamar e, assim, nos revelar o fim para o qual fomos criados: estamos perdidos- não adianta o caminho que tomemos, este com certeza nos levará a vivermos com um objetivo fútil e inútil.

Sei que você talvez esteja pensando em algo semelhante a "entendi, você está falando sobre aquelas pessoas que vivem para ter muito dinheiro e muitas mulheres- de fato, estes são motivos fúteis..."; mas deixe eu lhe dar outros exemplos daquilo que não corresponde ao objetivo ao qual Deus nos convoca: "Vou trabalhar na igreja com todas as minhas forças. Diferentemente da maioria das pessoas, irei ser um crente 24 horas por dia- e assim serei feliz com o meu trabalho para o Senhor"; "Vou crescer espiritualmente. Lerei a Bíblia e orarei como nunca antes, a fim de conseguir um nível espiritual maior- porque sei que assim Deus vai se agradar de mim"; "Vou ser o melhor teólogo do mundo. Aprenderei grego e hebraico tão bem como sei minha língua pátria- e sei que ninguém mais ousará dizer que não conheço a Bíblia."

Você entendeu por que os exemplos citados são inúteis? Eles não são vãos porque ler a Bíblia e orar sejam coisas ruins- não são coisas ruins, pelo contrário, são fundamentais na vida de qualquer cristão genuíno-; muito menos porque trabalhar na igreja, estudar grego e buscar ser mais santo seja errado- jamais, são coisas importantes sim. Mas o problema se encontra no âmago de todas essas questões. Pois, infelizmente, a maioria das pessoas tem buscado praticar as disciplinas cristãs para obterem justiça própria. Elas estão tentando "parecer melhor" para Deus- o que é uma tentativa inútil, pois "todas as nossas justiças são como trapo da imundícia"[1].

Então, qual é o genuíno propósito para o qual fomos criados e chamados por Deus? Paulo responde: "para serdes de Jesus Cristo". Este é o nosso único objetivo de vida: pertencermos a Cristo. E agora sim, tendo este propósito em vista, as disciplinas cristãs e tudo o que envolve a vida cristã passa a ter razão: ler a Bíblia- para conhecê-Lo; orar- para buscá-Lo; estudar as línguas originais- a fim de aprofundar as sublimes verdades de Seu Evangelho; trabalhar dentro e fora da igreja- para testemunhar Dele.

Creio que a mensagem de Paulo tem de ser ouvida por nós urgentemente! Simplesmente porque o tema central e o propósito da vida da maioria das igrejas e pessoas não tem sido Cristo. É mais comum falarem sobre "ser cheio do poder de Deus" ou "ser mais que vencedor", do que sobre a pessoa e a obra de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.

E embora "ser de Jesus Cristo" seja uma verdade simples de ser entendida, ela é muito rica e profunda (o livro de Romanos foi escrito para explicar esta grande verdade!). Que Deus nos abençoe e nos ensine em Sua Palavra como sermos, de fato, de Cristo Jesus- e assim, verdadeiramente cristãos. Ou seja, que Deus nos dê graça para vivermos pelo verdadeiro propósito pelo qual fomos criados: Jesus Cristo.

"Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra." [2]

Que Deus nos perdoe.

Notas:

[1] Cf. Is 64.6

[2] Ef 1.9,10








Nenhum comentário: