sexta-feira, setembro 30, 2011

A Conferência Graphe e o estudo bíblico no pentecostalismo



Preletores e coordenadores da Conferência Graphe 2011

Como relatado no artigo anterior, há alguns dias atrás realizou-se a I Conferência Graphe, com, o tema central "A Cruz de Cristo". Dentro desse tema, vários tópicos foram abordados de forma expositiva, como o "Caminho da Cruz" e " A Mensagem da Cruz no Antigo Testamento". Pode-se dizer que tivemos um público razoável, principalmente durante à noite. Tendo como ponto de partida a Conferência, vale analisar um pouco sobre a atual fase que se encontra o mundo pentecostal assembleiano.

Quer atentemos ou não, o mundo pentecostal cada vez mais passa por uma forte transição em direção a uma homogeneidade geral, em especial dentro do cenário assembleiano, onde se impera cada vez mais o nepotismo, coronelismo, heresias doutrinárias, falta de preparo teológico, falta de caráter e comercialização da fé. Muito se tem falado afim de demonstrar as diferenças entre pentecostais e neopentecostais; porém creio que se o cenário permanecer como está, em breve já não haverá como fazer uma diferenciação legítima e autêntica. Todavia, alguma medida deve ser tomada, e isso inclui não somente os grandes, mas também os pequenos pólos bíblico-conservadores do pentecostalismo.

É cada vez mais importante que a liderança genuinamente preocupada com sua congregação local promova o ensino bíblico, na preparação de obreiros vocacionados, na pregação expositiva, mas também na prática de eventos voltados para essa área, que auxiliem como poderosa ferramenta o ensino já tradicionalmente ministrado. Em conferências locais, poderá se tratar, através de pregações expositivas, assuntos pertinentes às necessidades espirituais da congregação, assim também como um aprofundamento bíblico nestes mesmos assuntos, na conferência Graphe por exemplo, conseguimos através do tema "A Cruz de Cristo" mergulhar um pouco no profundo mar da doutrina da crucificação.

Não é fácil reverter o quadro que encontramos em muitas de nossas congregações. O pouco interesse dado a esse tipo de pregação alimenta por certo o desânimo que por vezes enfrentamos, porém, a bem da verdade, nosso foco não deve ser os meros resultados, sendo que estes pertencem a Deus. Nosso foco deve ser tão somente fazer o máximo que podemos para a glória d'Ele. Creio piamente que uma reação deve começar a acontecer. Quer sejam por meios de conferências ou outros eventos que promovam a saúde do pentecostalismo bíblico.

A cada semana, pela graça de Deus, o GQL blog exibirá uma pregação da conferência, que contou com a participação dos editores Victor Leonardo e Carlos Eduardo Leite, juntamente com o diácono Anderson Alan e o professor Laécio Costa. Enquanto as pregações não são exibidas, fique agora com o trailer oficial da conferência.



Soli Deo Gloria

4 comentários:

Edinei Siqueira disse...

Há algum tempo venho orando para que Deus levante uma nova geração de pregadores. Não por falta de pregadores, pois existem pregadores aos milhões e para todos os gostos, mas sim pregadores que realmente preguem o Evangelho sem interesse financeiro e que amam as almas. Confesso que ao assistir ao trailler da conferência me senti bastante edificado ao ver jovens pregadores sendo levantados para falar a verdade.
Lembro-me que a uns três meses atrás o Coordenador do Seminário onde leciono organizou uma mini-conferência em caráter experimental para incentivar os alunos e demais interessados a amar o genuíno Evangelho. E escolhemos o texto de Judas 3 com o Tema: Chamados a batalhar pela fé. Compareceram alí umas 30 pessoas (congrego na AD - Madureira e no nosso campo há 19 congregações, na sede existem cerca de 300 membros)mas não fiquei frustrado pois já sabia que seriam poucos os que iriam participar. Se lá estivesse um cantor famoso, ou um renomado animador de auditório o templo iria ficar abarrotado de gente. Pois bem, dei uma introdução de uns 25 minutos á Epístola de Judas e logo após o Pb. Marcelo (um jovem pregador e Professor em nosso Seminário)falou sobre Pregadores que não pregam uma verdadeira homília.
Parabéns irmãos, continuem nessa força. E quando houver uma próxima conferência me avisem.

Pb. Edinei, Th.B

edinei.stott@gmail.com.br

Janyson Costa disse...

A Paz do Senhor amado irmão.

Realmente a falta de compromisso e interesse para com a Palavra de Deus dentro de nossa denominação é uma batalha muito grande a ser vencida, nós também não ficamos descepcionados ao ver que assim como no seu caso o público da conferencia foi baixo,porém sabemos e nos regozijamos em saber que o nosso Deus é soberano e faz tudo o que lhe apraz.


Assim como o tema da conferencia que voce e outros amados irmãos organizaram Continuemos a batalhar pela fé.

Que possamos nos apoiar mutuamente meu amado e saiba que pode contar com nosso apoio e orações.

Existe o planejamento de uma segunda conferencia para o primeiro semestre do ano que vem e sem dúvida alguma entraremos em contato por -email com o senhor.

Que Deus continue o abençoando, fique na Paz de Cristo Jesus.

Edinei Siqueira disse...

Caro Janyson Costa,

Estarei aguardando o seu e-mail informando sobre a próxima Conferência. Quem sabe o nosso Deus possibilita meios para que eu possa estar com vocês aí também!
Não desistam, mesmo que vocês venham ser criticados e não tenham apoio dos "donos" das igrejas. Quem sabe daqui a alguns anos esta Conferência possa ser de nível nacional.

Pb. Edinei, Th.B

Haroldo Azevedo disse...

O genuíno Evangelho não perde a Cruz de vista e o verdadeiro cristão nela está crucificado. Há muitos se é que posso a assim dizer: Que vêem a cruz apenas no momento em que se decidiram a Cristo e de mês em mês na Santa Ceia e quando se vê.Pois a liturgia deste emblema está se esvai-rindo em muitas denominações dando lugar ao puro humanismo. Tornou-se secundário e opcional tal emblema haja vista a preocupação em agradar a si mesmo. Deus abençoe a todos que compõem a equipe Grafhe pela primeira conferência tive o privilégio de participar da mesma e já estamos aguardando a próxima.