quarta-feira, dezembro 07, 2011

Aplicando o Conhecimento de Deus: Aspectos Práticos do Arrependimento





Apresento desde já aos irmãos que, sobre o assunto que irei tratar aqui disporei em campos gerais, peço perdão se não conseguir o objetivo de apresentar a distinção entre a Justificação e a Santificação e quais os aspectos práticos que o correto entendimento acerca de tão maravilhosas e infinitas obras realizadas por Deus em nós pode contribuir para um maior desfrute n'Ele, bem assim como todo o conhecimento acerca de nosso Senhor traz ao homem caído, porém creio na misericórdia de Deus e que Ele age mesmo através de um pecador como eu, mostrando a Sua imensa força onde só enxergamos fraqueza e debilidade.

Muito da complicação para reestabelecimento de um cristão após a queda em pecado é a confusão que esse possui em sua mente e coração sobre os três aspectos da Salvação sendo esses: A Justificação, a Santificação e a Regeneração, principalmente entre os dois primeiros:

"Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;"1Co 1:30


Como J.I.Packer bem coloca:

"Na realidade, a santidade é o alvo da nossa redenção. Assim como Cristo morreu para que pudéssemos ser justificados, também somos justificados para que possamos ser santificados e santos"


Portanto se você se encontra em uma situação difícil, tentando se reerguer segue alguns conselhos:

1 - O perdão foi concedido a você na Cruz do Calvário por Cristo, não tente antes de se confessar a Deus se tornar agradável através de sua própria justiça, nada você encontrará em seu coração além de pecado, somente através de Cristo possuímos plena e perfeita interseção. Buscar torna-se agradável com suas próprias forças não dará resultados se não a piora de seu estado devido ao aumento do orgulho que habita em nós, a saber o pecado.

2 - Perdão não significa Santificação: Portanto muitos pensam que após se confessarem de forma imediata estarão isentos da consequência do ato pecaminoso e sem lutas contra as tentações que acabara de cair, grande engano. O ato de confessar seus erros e falhas, seus pecados sem dúvida alguma produz santificação pois tal ato de submissão a Deus só pode ser realizado por intermédio do Espírito Santo na vida de um homem, porém diferentemente da Justificação que é uma obra consumada por Cristo na Cruz e unicamente consumada pelo Filho de Deus e nada além de Seu sacrifício a propicia - não necessitando portanto de um outro Sacrifício como bem explica Hb 1- 28 e Hb 10:12 e:

"Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" Hb 10:14 ;


A Santificação é uma obra ainda incompleta no sentido que todos os dias, horas, momentos e fração de tempo é operada e deve também ser buscada, realizada nesse último sentido em um aspecto duplo na significação de que é obra exclusiva do Espírito Santo de Deus quanto ação e somente o Espírito de Deus pode operá-la no homem, porém estando também sob a responsabilidade do homem a reação e a busca pela santidade creio eu que esse duplo aspecto pode ser visto claramente nas Escrituras:

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” 1Ts 4:7


“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Fp2:13

"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." 2Co 7:1

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb12:14


Ou seja, A santificação é um processo contínuo sabendo portanto:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. " 1Jo 3:2

Portanto meus amados a santidade plena é algo desejado pelo homem, porém ainda não completa devendo ser buscada diariamente.

Como bem cita J. I. Packer:

“ Santidade é sempre a resposta de gratidão a Deus, do pecador salvo, pela graça recebida”


3- Portanto em conclusão. Se você realmente se achegou a Deus com o coração quebrantado e sincero, clamando por Salvação – aspecto que não abordamos diretamente aqui- ou clamando por reestabelecimento das conseqüências por ceder ao pecado saiba que Sim, você está perdoado porém, à semelhança de um soldado ferido você necessitará de um tratamento para curar sua ferida. Clame a Deus, chore ao Espírito Santo clame por mortificar tão grande inimigo de sua alma. O PECADO. E saiba que ao mesmo tempo que você estará em processo de cicatrização da ferida que tão maligno adversário causou em sua alma, você estará lutando a todo instante contra as tentações a sua volta, o mundo e o Diabo, portanto lute, guarde a Palavras de Deus em Seu coração como diz meu grande irmão Rodolfo "leia a Bíblia para fugir do pecado e fuja do pecado para lê-la". Ela é a voz de Deus, o direcionamento do Pai, o comando de seu capitão, a Santidade expressa de Deus. Submeta-se ao senhorio de Cristo e da ação de Seu Santo Espírito assim você andará segundo essa boa obra para a santificação. Ore sem cessar, vigie, lembre-se não há tréguas, esses são os próximos passos após o arrependimento, são os resultados; a manifestação de um coração contrito, grato a Deus e inimigo do pecado que busca reestabelecimento. E por último meus irmãos, lembremos sempre das maravilhosas promessas que desfrutamos em Cristo:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Co 10:13



"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:33


Portanto meus irmãos não desanimemos, corramos para Cristo, Ele deve ser a centralidade de nossas vidas. Você que é um não-crente corra para Cristo. Sem Ele não resta para você esta tão árdua luta que nós salvos enfrentamos, para você não há luta, há somente submissão ao pecado. Seja livre! Para você Crente centre-se em Cristo não desvie o seu olhar dele nem por um momento, se alegre em Cristo seu libertador, sua liberdade e sua alegria , lembre-se que:

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:14-16

Meus amados tenham por certo que :

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;” 2Co 4:17
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Fp 1:6


Solus Christus.

J.C.Ferreira

Nenhum comentário: