quarta-feira, janeiro 04, 2012

Para você que passou no vestibular.


Meus parabéns para você. Você adquiriu uma vaga que muitos desejaram mas não conseguiram. Embora passar no vestibular não faça de você uma pessoa melhor que as outras, você é sim privilegiado. Glórias sejam dadas a Deus por tudo e em especial por sua vitória.

E falando em Deus, você lembra o quanto orou ao Senhor para lhe conceder esta bênção? Você estudava muito, mas isso não lhe impedia de pedir a bênção de Deus antes e depois de estudar. E quanto mais chegava perto do exame vestibular, mais você e sua família se reuniam para clamar ao Senhor por sua aprovação em tal exame.

Além disso, você também voltou a ler a Bíblia regularmente. Para você, deixar de ler a Bíblia um dia sequer implicava em falta de consagração a Deus, o que denotaria em negligência para com o seu propósito com Deus de ser aprovado no vestibular.

Pois bem, você aparentemente fez o que qualquer cristão faria: entregar a Deus o seu estudo e a sua aprovação, e se consagrar por meio da leitura bíblica e da oração. Mas saiba que não é isso que lhe caracteriza como um cristão. Pois muitas pessoas que não tem um compromisso sério com o Senhor também fizeram o mesmo que você. Para estes, Deus não é o fim de seu estudo e sucesso; e sim o meio para obter os seus fins próprios- o estudo e o sucesso. É isso mesmo, orar, ler a Bíblia e fazer tudo o que você fez pode significar que você ver Deus como um acessório para conseguir os seus sonhos.

Mas o seu cristianismo será posto à prova agora, na universidade. Pois é agora que veremos se a sua consagração a Deus continuará ou se ela não passou de legalismo para tentar ganhar o favor de Deus. Agora veremos se você busca a glória de Deus ou a sua. Veremos se você é cristão ou um grande “finjão”. Eu lhe explico por quê.
Você já ouviu falar das coisas boas e ruins de uma universidade, em especial das ruins. Você já tem também conhecimento das práticas ilícitas realizadas por muitos daqueles que adentram à universidade, como os forrós e as festas realizadas em espaços como o “vadião”[1], e como eles blasfemam de Deus através de seus corpos e mentes. É claro que você deve se apartar de tais práticas, lugares e pessoas- nas palavras do salmista: “Apartai-vos de mim malfeitores, para que guarde os mandamentos do meu Deus”[2]. Entretanto este não será o seu pior inimigo na universidade. O seus maiores inimigos serão os seus mais comuns amigos. E não me interprete mal, por favor.

Não estou lhe sugerindo ficar isolado num cantinho por ser cristão. Pelo contrário, testemunhe de Cristo para o máximo de pessoas possível. O que quero dizer é que você não pode cair no erro de achar que o pecado se manifesta somente nos lugares mais notáveis como em grandes festas de práticas imorais. Pois você deve andar vigilante até mesmo nas conversas mais simples com seus futuros colegas, porque o pecado também será manifesto em tais conversas.

E é com muito pesar que escrevo estas linhas. Pois neste exato momento me lembro de amigos que se afastaram da Palavra de Deus devido a péssimas amizades na universidade. Quero que você saiba que embora tudo pareça muito novo e instigante, você precisa fugir. Foi por causa de simples passeios com os novos amigos (ímpios) que muitos que conheço abandonaram os antigos amigos “menos legais” da igreja (cristãos genuínos). E assim prosseguiram até que deixaram a leitura bíblica, a oração e, consequentemente, ao próprio Deus... Lembre-se diariamente das palavras do apóstolo Paulo: “Abstende-vos de toda a aparência do mal”[3].

Ainda há muito a ser dito, mas gostaria de terminar com só mais um conselho. E este é o mais importante de todos: olhe para Jesus Cristo. Embora eu tenha lhe dado alguns conselhos sobre vigilância e disciplina para você continuar lendo a Bíblia e orando, e não se desviar dos caminhos do Senhor por meio de amizades mundanas. Quero que você saiba que isso não se baseia em você mesmo. Não, pois se sua salvação e sua perseverança no caminho de Deus dependessem de você, você estaria perdido. Você precisa buscar ao Senhor Jesus. E se confiar unicamente nEle. Você precisa olhar para a cruz do calvário por meio da fé; olhe para Cristo morto em seu lugar, e em quão grande salvação Ele lhe proporcionou. É isso que lhe manterá na fé. Pois a conquista de Cristo é imputada a você pelo Seu Espírito Santo por meio da fé.

E quando as tentações vierem com todas as suas forças contra você, clame ao Senhor Jesus. Ele irá lhe satisfazer, lhe sustentar e orientar. Que Deus lhe abençoe e lhe guarde em Seu maravilhoso e santo caminho.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suporrtou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.”[4]

Que Deus seja glorificado.

Notas:
[1] Um famoso espaço da Universidade Federal do Pará.
[2] Sl 119.115.
[3] 1Ts 5.22.
[4] Hb 12.1-3.

7 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Excelente artigo pastoral. Na verdade, em muitas das nossas congregações, falta esse tipo de conselho e orientação. Antigamente, quando um jovem estava na faculdade e desviava, pensava-se que era o estudo que desviava o sujeito. Mas o problema é que nossos jovens não sabiam conviver no meio acadêmico. Faltava-lhes base bíblica. Hoje é a mesma coisa se não houver vigilância e comprometimento com a Palavra de Deus.

Um grande abraço!

Nilton Rodolfo disse...

Obrigado por sua excelente contribuição neste espaço por meio de sábios comentários, irmão Mario Sérgio.

E aproveito para lhe desejar Feliz 2012. Que Deus dê graça para você e sua família!

Abraço!

Janyson Costa disse...

Ótimo post amigo e também quero deixar um conselho para os calouros cristãos;
Se você possui uma fé fraca, se você é um "finjão" como disse muito bem o Rodofo, entenda uma coisa: arrependa-se de seus pecados e volte-se para Deus, fortaleça sua alma, seu coração e seu entendimento, as batalhas ocorrerão exatamente nesses campos, principalmente no das afeições e no da compreensão, um cristianismo falso não irá suportar, estejam prontos para apresentar a razão da sua fé,para compreender um pouco melhor as batalhas que citei sugiro que leiam meu artigo

http://gqlgeracaoquelamba.blogspot.com/2012/01/os-dois-grandes-mandamentos-uma-analise.html

Que Deus os abençoe grandemente e faça brilhar a Sua luz em vocês diante dos homens; Sejam Bem-Vindos a Acadêmia e a um novo campo de batalha cristão para vocês.

Haroldo Azevedo disse...

Belo comentário creio que de 30% de cristãos que adentram a uma universidade 2% dão verdadeiro testemunho da fé em Cristo Jesus. A estes nossos parabens.

Janyson Costa disse...

Amém Pr. Haroldo, é sempre uma benção a sua presença não só no blog como em nossas vidas Deus o continue abençoando.

Edinei Siqueira disse...

Caro Nilton,
Parabéns por esta postagem.

Todos os pastores deveriam orientar os jovens de suas igrejas que estão prestes a frequentar um campus universitário. Pois lá (à semelhança de Daniel e seus companheiros em Babilônia, Dn.1) eles terão a sua fé posta à prova também.
E para vergonha nossa, muitos de nossos jovens não estão aptos para dar a razão da sua fé (1ªPe. 3:15).
A todos que querem estar preparados para enfrentar os ataques dos céticos, ateus e agnósticos nas universidades sugiro, além das obras apologéticas (livros de apologia - defesa do evangelho)o livro: "DE TODO O TEU ENTENDIMENTO"
- Pensando como cristão num mundo pós-moderno
Autor: Gene Edward Veith, Jr.
Editora: Cultura cristã

Ah, quando será a próxima conferência? Me avisem.

Pb. Edinei, Th.B

António Ja Batalha disse...

Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.