quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Eu posso me purificar?

Na leitura dos salmos durante estes dias, veio à minha mente a seguinte pergunta: "Eu posso me purificar?"

Creio que é um problema sério o fato de muitas pessoas considerarem trivial esta pergunta. Pois provavelmente muitos de meus leitores responderão: "É claro que não! Todos somos pecadores. É Deus quem nos purifica."

E esta é a resposta meio que decorada de muitos (em especial de calvinistas), a qual é repleta de passividade quanto à nossa responsabilidade perante Deus.

Dizer que é Deus que nos purifica é fundamental. De modo que o Senhor não somente inicia a nossa santificação, mas é Ele que continua a operar a nossa santificação dia após dia. Entretanto, esta ênfase na soberania de Deus não pode de maneira nenhuma anular a nossa responsabilidade diante do Senhor. E creio que esta é uma tendência de muitos calvinistas.

Mas vejamos o texto que suscitou à pergunta em questão:

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmo 119.9).

E este texto me chama muito à atenção porque o jovem é o agente ativo. Não está escrito "Como o caminho do jovem é purificado?" Não, é mais pessoal. Tem a ver diretamente com o jovem. É ele que purificará a sua vida.

Mas, cuidado! Não estou pregando salvação pelas obras ou livre-arbítrio em seu mais alto grau. O que estou afirmando é a responsabilidade que o salmista, inspirado pelo Espírito Santo, põe sobre o jovem. E este enfoque na responsabilidade é imprescindível para todos nós. Porque é muito comum tratarmos da santificação pessoal de maneira simplista. E gostaria de citar um dos principais pensamentos simplistas que alguém pode ter em relação à santificação (eu, em especial, sou muitas vezes tentado a pensar assim). É como segue: “Não tenho de que me preocupar. Embora eu seja pecador, estou olhando para Cristo. Logo, no final tudo dará certo.”

E pensando desta forma somos levados à maldita passividade em relação ao nosso pecado e consequentemente à nossa santificação. Mas que Deus nos livre disso. Que por meio de Seu Santo Espírito o Senhor nos capacite a lutar contra o pecado em obediência à Sua Palavra. Pois é isto que o salmista responde a cada um de nós- “observando-o conforme a tua palavra.”

E este contínuo observar de nossos atos em conformidade com a Palavra de Deus é chamado de santificação pessoal. De modo que somos chamados por Deus a considerar os nossos caminhos de modo bíblico e racional. Não nos baseando em sentimentos ou em “santas inclinações”, como se a nossa vida fosse transformada por osmose. Pois o agir de Deus em nós envolve as disciplinas normais da vida cristã, como a leitura bíblica e a oração.

Penso que este ponto é o centro de muitos de nossos (calvinistas) problemas. Porque é dada tanta ênfase no agir de Deus na salvação que se gera uma espécie de “senso comum calvinista” no sentido de que, se caso alguém enfatizar a responsabilidade humana na santificação, pode indicar que tal pessoa credita a sua salvação a si própria. Mas isto não é verdade. Vejamos alguns textos em que somos chamados à santificação ativamente:

" Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." [1]

"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." [2]

E dentre estes textos que nos convocam ativamente à purificação, creio que o primordial, para que não caiamos em legalismo, é o seguinte:

"...assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade."[3]

E agora chegamos à conclusão de todo este texto: Nós podemos nos purificar, e se somos cristãos de fato, devemos purificar nossos caminhos pela Palavra de Deus. Mas a verdade é que soberanamente sobre o nosso agir, é a graça de Deus que está operando em nós. Pois à parte de Cristo, a santificação é impossível para nós. E além disso, todos os nossos esforços, capacitados pelo Espírito Santo, em direção à santificação diária são operados em nós por Deus. De modo que em todas as coisas, somente Deus é glorificado.

Que Deus nos capacite a obedecê-Lo diariamente. E que o Senhor nos ajude a conformarmos o nosso caminho à Sua maravilhosa Palavra.
Que Deus seja glorificado.

Notas:
[1] 2 Co 7.1
[2] 1 Jo 3.3
[3] Fl 2.12,13.





Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1
Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1





Nenhum comentário: