sábado, abril 28, 2012

Pérgamo: A Igreja casada com o mundo (subsídio para Lição Bíblica)

       Ruínas de Pérgamo

Ainda a que Pérgamo não possuísse a popularidade de Éfeso ou o centro comercial de Esmirna, não resta dúvidas de sua importância dentro do contexto do império romano. Era em Pérgamo que se situava a segunda maior biblioteca do império, que só perdia em termos de opulência e número de rolos para Alexandria (O pergaminho, famoso tipo de rolo, originou-se dessa cidade).  Era em Pérgamo que estava situado um grande templo dedicado a Zeus e os mais variados deuses, sendo que esta cidade era o maior centro religioso e de culto ao imperador romano da região da Ásia. Não é à toa que Jesus se dirige à igreja com estas Palavras:

Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás..”

Não era tarefa simples conviver em uma cidade de tão alta idolatria. Todavia, ainda que envolta em difícil luta contra as trevas, Pérgamo mantinha firme a sua confissão de fé cristã, sendo que um dos maiores exemplos havia sido testemunhado por um crente fiel.

“...e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita”.

É possível que Antipas fosse o pastor anterior daquela igreja. A tradição da igreja afirma que ele fora morto queimado dentro de um touro de metal. Desde cedo, Pérgamo demonstrava seu compromisso com a Verdade e doutrina. Todavia, tal compromisso necessitava urgentemente ser refletido de forma mais cristalina em todas as áreas daquela comunidade cristã.

Mas umas poucas coisas tenho contra ti...

Por vezes os crentes, quando desfrutam de saudável comunhão com cristo, são tentados a relaxarem e não atentarem para pequenos problemas, mas que ainda assim necessitam serem corrigidos. Por vezes assistimos passivamente ovelhas problemáticas dentro de nossas congregações serem arrastados pelas amizades do mundo, ou então aqueles que se demonstram claramente ímpios e dispostos a corromper qualquer pessoa despercebida dentro da igreja, serem tolerados e até mesmo ignorados como problemas ínfimos. È a esses problemas que nosso Senhor se refere. O fato de serem poucas as queixas de Jesus não anula de forma alguma a responsabilidade da comunidade como assembléia dos santos. Por mais poucas que sejam as queixas de Jesus contra nós, de forma alguma devemos ficar menos preocupados ou dar pouca importância.

“porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem o doas sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio”.

Pérgamo, mesmo retendo sua confissão, não poderia receber o mesmo elogio dado a Éfeso, sendo que seu problema não era sua devoção e busca sincera, mas excessiva tolerância para com os seguidores da “doutrina de Balaão” e os nicolaítas. Estes primeiros possivelmente seriam aqueles que, a semelhança de Balaão no antigo testamento, seriam aqueles que todas as formas e artimanhas, levassem os crentes a participarem da cultura pagã daquela região ( provavelmente as festas e bacanais, de onde surgiam as mais variadas abominações e perversões sexuais). E assim como
Corinto, a atitude de Pérgamo era de tolerância e pouco zelo doutrinário. O sistema mundano cada vez mais assolava Pérgamo, e esta nenhum zelo ou atenção demonstrava. Não adianta simplesmente possuir devoção para com Deus, é necessário igualmente perseverar em sua Palavra inspirada. Infelizmente, a cada dia que passa a igreja cristã, em especial à brasileira, se rende aos caprichos e desejos do mundo, sem falar em sua visão anticristã. Por vezes a cultura determina o método de evangelismo uma igreja e a carnalidade acaba por dominar toda a igreja, e assim acaba por inutilizá-la.


Arrepende-te, pois quando não, em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca”.

Tais tipos de pessoas não ficariam impunes diante de Deus. Aqui, Jesus faz um alerta àquela igreja. O julgamento contra os heréticos estava às portas. Quem estivesse mantendo contato e comunhão com tais tipos de falsos obreiros receberiam igualmente o julgamento. Ainda que o julgamento ecoasse em toda a igreja (“Em breve virei a ti”) somente os ímpios seriam julgados (“contra eles batalharei”). Todavia, acerca disso, algo importante é importante de ser refletido.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém o conhece senão aquele que o recebe”.

O julgamento contra os ímpios dentro da igreja de Pérgamo traria uma terrível circunstância dentro daquela comunidade, e ninguém escaparia da provação oriunda de Deus. Nessa difícil tribulação,  quem vencer  em sua fidelidade, receberá a recompensa. Ao invés dos prazeres transitórios dos festivais pagãos, os crentes estariam nas bodas do cordeiro e participariam de uma comunhão especial com cristo (Lc 14:7-11). A pedra branca possivelmente estava relacionada ao significado da Pedra Branca recebida pelo vitorioso nos jogos gregos. Ela representaria a vitória sobre os inimigos de Deus.
Mesmo quando somos assolados pelos prazeres e conceitos deste mundo, e por vezes isso dentro de nossas próprias igrejas, sendo que estas cada vez mais casadas com o mundo. O Senhor Jesus nos encoraja a sermos fiéis, não somente em nossa vida particular, mas mesmo também diante da corrupção de nossas igrejas. Aos que se deparam com esse quadro em suas próprias congregações, o incentivo de Jesus à Pérgamo pertence também a estes: O julgamento virá, circunstâncias terríveis ocorrerão, mas quem vencer, comerá do maná escondido,  a ganhará a poderá branca da vitória, e isto não estará separado do novo nome de quem o recebe.

AMÉM.


Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: