sábado, maio 19, 2012

Filadélfia, A Igreja do Amor Perfeito. Subsídio para lição bíblica



                            Ruína da antiga Filadélfia, hoje chamada de Alasehir

Depois de tratar com cinco principais igrejas na Ásia, o Senhor Jesus se dirige a igreja que está em Filadélfia, nome esse derivado de seu fundador, Átalo II Filadelfo (que significa o irmão amoroso).  Filadélfia era conhecida por sua produção de vinho e outras bebidas. Ao dirigir-se a essa igreja Jesus a atitude do mestre é quase idêntica a de Esmirna, não há palavras de repreensão, mas apenas elogios e encorajamentos.

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar...”.

Cristo é soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; Cordeiro puro e sem mácula. Nosso Senhor, revelando-se a sim mesmo, encoraja a aquela igreja a confiar e se deleitar n’Ele, pois ele que ele assegurava  a segurança e proteção, sendo que a igreja continuaria sendo preservada em seu viver cristão e na expansão do reino de Deus (“diante de ti pus uma porta aberta”).  É possível sentir o prazer e doçura de Jesus para com essa comunidade de crentes. A seguir, Jesus elogia de sobremaneira tal igreja:

Tendo pouca força, guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei  aos da sinagoga de Satanás ( aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem aos teus pés, e saibam que eu te amo

Quer goste-se ou não, por muitas vezes pequenas e insignificantes igrejas aos olhos dos outros são as que mais glorificam a Deus, como é o caso de Filadélfia. Mesmo sendo simples e de com pouco número de cristãos, não desanimara, não desfalecera no fervor, não negara a Cristo. Mesmo diante das perseguições promovidas por supostos Judeus, o senhor Jesus garante a vitória última, sendo que seu amor por aqueles crentes era tão imenso que seus perseguidores iriam “adorar aos teus pés”.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém roube a tua coroa”.


O salvador está as portas, cada vez mais seu retorno é iminente, para aqueles que pertencem a  Ele, Jesus promete livramento da tribulação e tentação que há de cair sobre esse mundo. A porta de Filadélfia estava aberta e não iria se fechar. Filadélfia é encorajada a “guardar que tem”, que no caso era “guardar a palavra da minha paciência”. O êxito espiritual de Filadélfia dependia de contínua obediência a Sua Palavra. Só guardando a Palavra, expressaremos nosso amor por Deus. Dessas coisas dependem toda a saúde espiritual do crente. Filadélfia cumprira essa tarefa com louvor. Mesmo depois das perseguições islâmicas e de suas vizinhas terem caído, Filadélfia permaneceu firme, sendo que até hoje a cidade (denominada atualmente de Alasehir) possui uma das maiores populações cristãs da Ásia menor. Tal igreja deve ser o padrão de toda aquela que busca seguir fielmente os ensinos apostólicos, zelando com profundo amor pelo nome de Cristo. Essencialmente não importa o número de membros, mas sim nosso coração reto para com Aquele a quem um dia iremos prestar contas. Para toda a igreja que quer ser como Filadélfia, Cristo faz uma promessa:

“Ao que vencer, eu o farei uma coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”.

Por mais que a teologia da prosperidade diga ao contrário, A bíblia dá testemunho que o alvo do crente não é simplesmente gozar dos prazeres desta vida, nem tampouco  de todos os seus deleites, mas sim glorificar a Deus e receber a santa recompensa, do Rei dos Reis, na cidade Santa. Amém!

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

                                                                                         Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: