sábado, maio 26, 2012

Laodiceia, a Igreja Morna. Subsídio para Lição Bíblica

                                              Ruínas de Laodiceia

Após se dirigir à seis igrejas da Ásia Menor, o Senhor Jesus se dirige a derradeira igreja daquela região, sendo que esta receberá a maior repreensão de Jesus.

"E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:"

Cristo Jesus é Soberano. Ele não é um ser criado, mas a origem de toda a criação. Ele estava com Deus no princípio (Jo 1:1-5). Após mostrar  sua soberania de maneira distinta para a sua igreja, Cristo prossegue:; 

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem deras fora frio ou quente! Assim, como és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".

Laodiceia, cidade conquistada pelo sírio Antíoco II em 250 a.c e batizada em homenagem a mulher deste, Laodice, era uma cidade conhecida por sua produção de colírio para os olhos, produção de roupas caras e por sua água. Ao contrário das águas frias e refrescantes que surgiam Colossos ou então das fontes termais da cidade Hierápolis, a água de Laodiceia era suja e morna, oriunda de um aqueduto subterrâneo. O visitante que se aventurasse a beber de tais águas sentia náuseas e a cuspia fora. Nosso Senhor compara a situação espiritual daquela  igreja com suas águas. Laodiceia não era uma igreja com refrigério(fria) nem zelosa(quente) por Cristo; e ao contrário de Sardes, o Senhor Jesus não cita algum grupo de crentes fiéis em particular, mas todos estavam envolvidos em monidão espiritual. Laodiceia demonstrava a pior forma de rebeldia ou frieza espiritual: a indiferença. Não se importava genuinamente com o próximo, com a doutrina, com a causa de Cristo. Devido a esse tipo de atitude, A igreja em Laodiceia causava náuseas a Cristo por sua podridão e imundícia. Era como a água pouco potável da cidade. Por isso, a rejeição por parte de Cristo estava as portas (No grego, a expressão "Vomitar-te-ei da minha boca" pode ser traduzida por "estou para te vomitar da minha boca"). Era gravíssima a situação espiritual daquela igreja.

"Como dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas."

A igreja em Laodiceia pensava que tudo estava bem espiritualmente, devido a sua imensa prosperidade, o que causava uma auto-suficiência e orgulho espiritual. Todavia, aquela igreja estava totalmente aniquilada em miséria, pobreza e desgraça espiritual. O Senhor Jesus dirige para aquela igreja palavras duras, porém extremamente autênticas e necessárias. Era necessário demolir toda a soberba e egocentrismo daquela igreja, mostrando sua real condição espiritual.  Era preciso comprar "ouro provado no fogo", ou seja,  o maior e melhor dos ouros, que nesse caso, são as ricas bençãos espirituais providas por Cristo: a graça, o perdão, a salvação e comunhão com Ele. A verdadeira prosperidade é a prosperidade que provém da graça de Deus. "E roupas brancas", roupas, tanto em Apocalipse quanto em outros livros proféticos, possui íntimo significado com a vida prática (Is 64:6). Era necessário que Laodiceia tivesse vestes brancas, fosse revestida de glória e imortalidade que provém do Santo. "Unjas teus olhos com colírio, para que vejas", era necessário a iluminação do Espírito naquela igreja, e isso se daria por meio da Palavra. Era necessário voltar  às Escrituras, voltar ao Evangelho. Assim, Cristo faz uma perfeita analogia das riquezas materiais de Laodicéia com as bençãos genuínas e necessárias para aquela igreja. Mais do que nunca, ela precisava dessas coisas.

"Eu reprendo e castigo a todos quanto amo, sê pois zeloso, e arrepende-te"

Faltava zelo por Cristo, faltava amor por Cristo, falta a busca incessante da face de Deus. As repreensões e alertas feitas por nosso Senhor não buscavam destruir aquela igreja, mas salva-la, ainda havia tempo, o senhor Jesus, por amor, estava concedendo para aquela igreja uma oportunidade para o arrependimento.

"Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo."

Que triste era a situação daquela igreja! A seus próprios olhos, era rica espiritualmente, mas Jesus não estava com Ela! Quantas igrejas não podem estar nesta mesma situação? Aparentemente estão gozando prosperidade, mas Cristo está do lado de fora, batendo na porta, conclamando ao arrependimento para a salvação. Jesus faz um promessa àquela igreja que tinha o seu nome, mas estava sem ele, totalmente perdida. Se alguém dali desse ouvidos, ou seja, se aquela igreja desse ouvidos, aceitasse o evangelho (abrir a porta) haveria salvação e deleite, pois ela cearia com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono".

Outra promessa de Cristo, o caminho da salvação foi exposto por Ele, o "Autor e Consumador da nossa fé" (Hb 12:2). O verdeiros vencedores receberão de Cristo o seu galardão eterno.

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"

A mensagem das Sete Igrejas não destina-se somente para aquelas igrejas em particular, mas para toda a igreja cristã, tanto a do presente, quanto a do futuro. Que possamos estar em alertas para não cairmos nos mesmos pecados cometidos. Que não sigamos Laodiceia, mas tenhamos a fidelidade vívida de Filadélfia, a perseverança de Esmirna, as qualidades expressas por Cristo. a lição da última igreja nos mostra que não devemos ser justos aos nossos próprios olhos, pois o importante é como Cristo nos vê. Que Deus nos dê graça para sermos vitoriosos e perseverarmos até o fim.

                                                                                                   Amém!

                                                                                  Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: