segunda-feira, junho 18, 2012

O Poder Nutritivo!




          Na semana passada eu, meu amigo Rodolfo e meu amor comparecemos a apresentação do “TCC” de uma irmã muito querida nossa, graduanda do Curso de Nutrição. O Título do Trabalho foi “Preparação de Lanches para Escolares”, o trabalho foi muito bem focado e teve como objetivo a preparação de um manual, para orientar a composição dos lanches que deveriam ser ingeridos pelas crianças e os benefícios trazidos ao desenvolvimento das mesmas.


        Bom! Posso afirmar, diante da Tese apresentada, que é abissal a diferença entre o valor nutritivo e o benefício dos lanches apresentados no manual e dos lanches que comumente são vendidos e oferecidos nas cantinas escolares. Ao invés da oleosas “coxinhas” e dos calóricos refrigerantes que praticamente em nada contribuem para o desenvolvimento e bem estar da criança, foram nos apresentadas composições com uma gama de sucos e frutas frescas, bem como outras opções mais saudáveis.


      Após as despedidas, agradecimentos e fotos...cada um seguiu para seus posteriores compromissos e felizmente o meu era ir até a casa de minha namorada. 


       Ao chegarmos começamos realizar uma análise crítica sobre a mudança nos hábitos alimentares das crianças de nossa época (apesar de não sermos tão velhos assim), da época de nossos pais, através daquilo que ouvimos por relatos dos mesmos, e o hábito alimentar das crianças de hoje em dia. E começamos a nos lembrar do prazer que sentíamos em levar nossas – hoje esquecidas - “lancheiras” ou “merendeiras” para nossas escolas, preparadas carinhosamente assim como triadas carinhosamente por nossas mães, que filtravam aquilo que achavam saudável e benéfico para nós, na verdade esse cuidado era desempenhado em todas as refeições e graças a Deus pela vida de minha mãe, pois sem dúvida alguma seu cuidado me trouxe benefícios mil. Sem dúvida por isso comíamos e crescíamos melhor!


           É visível que nos dias atuais, poucos pais ainda se importam com coisas como essas, é mais prático entregar o dinheiro do lanche para as crianças e deixar que elas mesmas decidam o que irão comer, muitos acham que tem coisas mais importantes para se preocupar e que os filhos devem se virar sozinhos. Entretanto será que possui uma criança de fato tal discernimento? Será que ela irá buscar o saudável e nutritivo ao invés das suculentas massas, frituras e doces que lhe oferecem? Com certeza não! Esse descuido dos pais resultam em jovens doentes; ou fracos e anêmicos por falta de nutrientes ou em jovens obesos cheios de misturas artificiais que afetam diretamente seus corações.


            Bom meus irmãos! Esse descuido dos pais também é visível quando se trata de fornecer às crianças o leite genuíno da Palavra, agradeço a Deus porque muito mais do que preparar meu lanche físico, meus pais e avós se empenharam em sempre me direcionar ao "Pão da vida”¹ cujo aquele dele comer “viverá para sempre “¹, pois sempre buscaram me conduzir a nutritiva e saborosa palavra de Deus, que fortalece e é poderosa para salvar as nossas almas³.


            Devido a negligência de tantos pais com a saúde da alma de seus filhos, os deixando a mercê daqueles que vendem tanto lixo espiritual e comidas maléficas para a alma. “Fast foods” sem intensidade, anêmicos, artificiais e sem poder, é que hoje possuímos em nossas igrejas, jovens fracos e anêmicos espirituais ou jovens obesos, cheios de lixo e com o corações entupidos de enganos e artificialidade, caminhando sempre, frágeis, inseguros e instáveis, sempre cada vez mais doentes e ao ponto de morrer.


        Devem os pais, voltarem a buscar o valor nutritivo da Palavra de Deus para poderem alimentar bem os seus filhos desde pequenininhos com tão precisoso genuíno leite. Alimentar suas almazinhas para que possam crescer saudáveis e fortes, firmes alegres e felizes naq'Ele que é o Pão da Vida e que inclusive as convoca para Ele, pois dos tais é o reino dos céus.³ Não comentam a crueldade de não  os apresentar ao Pão da Vida que os nutrirá tão bem e os fortalecerá salvando e alegrando suas almas para a eternidade e pela eternidade. Não cometam a crueldade de deixar que eles sejam alimentados por lixo, que estragarão suas almas, seu apetite pela verdadeira comida, e os adoecerá de forma vil e sem misericórdia, sendo que existe tão doce Palavra e alimento que procede diretamente do Pai, maná dado dos céus, que o Pai pessoalmente proveu para os sustentar.


 E você jovem, e até mesmo crianças que possa estar lendo este singelo artigo, busque cura e força para a sua alma, desintoxicação das arteiras espirituais de seu coração, corra! Rápido! Antes que você não tenha mais a oportunidade de descobrir o delicioso sabor, a força o poder e o infinito valor nutritivo que possui a Palavra de Deus, que lhe mostrará o  Pão da Vida para que ao invés de fraco, instável e inseguro caminhar à morte, você possa  por Ele e n'Ele de forma vívida, radiante, forte, saudável e ativa ser conduzido a vida eterna.




Solus Christus
Janyson Ferreira


Notas:
¹ João6 : 22-40
²Tiago 1: 21. 
³Mateus 19:14



2 comentários:

Larissa Cardoso disse...

Adorei esta forma como vc colocou a relação da NUTRIÇÃO FISIOLÓGICA e a Desnutrição ESPIRITUAL cada vez crescente na atualidade. PARABÉNS adorei a reflexão e aplicação! que bom meu trabalho ter rendido bastante! obrigada IRMÃO!

Janyson Costa disse...

Glória a Deus minha irmã ^^! Que o Senhor a use dentro de sua carreira profissional para abençoar a muitas vidas, ajudando em ambas as nutrições,tanto a física quanto a espiritual.