segunda-feira, julho 13, 2015

GQL é agora "Servorum Dei"

O Blog "Geração que Lamba" mudará de nome. Após meses de conversas e interação, a equipe do blog sentia a necessidade de uma mudança de nome, e isso não sem razão. O Blog GQL nasceu dentro de um contexto de várias controvérsias acerca do movimento evangélico contemporâneo, com seus vários movimentos e, como dizemos na atualidade, com suas "modinhas" particulares, que por diversas vezes apresentavam (e apresentam até hoje) um cristianismo vazio e superficial, além de herético em muitos momentos. Por isso o título "Geração que Lamba" era um título irônico e de crítica diante de todas as ditas "gerações" que apareciam nas igrejas ("Geração de apaixonados", "geração de adoradores", etc). O título do blog por vezes levava à curiosidade e a mal-entendidos também, apesar da breve explicação que eu tinha dado no primeiro post do blog, em 2007. 

A grande razão para mudança se deve a talvez um conjunto de fatores, mas dois em especial: O blog se expandiu bem mais do que o contexto em que foi criado. Durante quase dez anos de existência, o Blog Geração que Lamba tratou dos mais variados temas e se envolveu inclusive em controvérsias, até mesmo envolvendo política eclesiástica, como as questões da CGADB e a Bíblia Dake. Outro fator importante é que o tempo também foi sentido na  vida dos editores do blog. Os estudos e artigos ficaram mais refinados com o passar do tempo, e isso certamente se deve ao amadurecimento que cada um passou. Quando começamos, alguns estavam na adolescência, hoje quase todos estão casados com filhos, e os que não desfrutam do leito conjugal,  o matrimônio está às portas. Quando começamos, éramos pentecostais situados em linhas mais arminianas, hoje, somos pentecostais dentro de um parâmetro da teologia reformada e evangélica. 

Por estas razões, vimos a necessidade de mudar o nome do blog, apesar de ficarmos com saudade do nome original, no qual iniciamos nossos artigos (a bem da verdade, o nome original continuará em sigla, como um subtítulo do blog). Então a "geração que Lamba" acabou? De forma alguma, o que aconteceu foi o mesmo que  aconteceu com J. I. Packer, quando revisou e ampliou o seu livro Hot Tub Religion (Religião de Banheira Quente) e o intitulou God's Plan for You ( O Plano de Deus para Você), a justificativa dada por Packer foram as palavras que agora transcrevo:

"Frequentemente sou indagado se, com o passar dos anos, mudei meu pensar sobre alguma coisa no cristianismo. A resposta é não. Pelo menos, não conscientemente. Se há uma diferença, é no modo como as posições divergem da minha. O pianista chileno, Claudio Arrau, quando indagado sobre como o envelhecimento mudou seu modo de tocar, respondeu: 'os dedos ficaram mais sábios'. Espero que algo parecido possa ser dito dos itens já publicados desse livro".

É com esse mesmo espírito que mudamos o título desta página para a expressão latina "servorum Dei". No primeiro artigo que escrevi, o título era "Escravos da Verdade", pois foi com esse propósito que o blog fora criado. A expressão "servorum Dei (servos de Deus) de maneira alguma desfaz isso. Só somos servos de Deus se obedecermos a Jesus, que é a Verdade. Só seremos servos de Deus se formos santificados pelo Pai na verdade. E a Palavra de Deus é a Verdade. Para isso batalhamos. Para sermos uma geração que, como servos genuínos, busca a glória de Deus, sendo cristãos e biblicamente ortodoxos. Sendo escravos da verdade. Sendo servos de Deus.

Amém
Soli Deo Gloria

Um comentário:

Pastor Geremias Couto disse...

Parabéns pelas mudanças estéticas no blog e pela reorientação nas postagens. O amadurecimento, quando segue uma boa rota, traz qualidade, refina o padrão de escrita e torna o "vinho melhor". Congratulo-os também por deixarem claro a posição reformada, que, certamente, foi resultado de um processo e testemunha o que venho dizendo há algum tempo: trata-se de um florescer espontâneo em nosso Brasil, principalmente entre a juventude, que só fará bem ao evangelicalismo brasileiro. Abraços!