sábado, dezembro 24, 2016

Natal: Paz na terra; Deus entre os Homens


Δόξα ἐν ὑψίστοις θεῷ,
καὶ ἐπὶ γῆς εἰρήνη·
ἐν ἀνθρώποις εὐδοκία. (Lc 2.14).


O texto de Lucas reflete a excelência e importância do nascimento de Cristo. Não se trata simplesmente de um nascimento, mas de uma pessoa que "se fez carne" (Jo 1.14). O Natal reflete uma verdade teológica fundamental, em que celebra-se uma doutrina basilar da Fé Cristã: a Encarnação do Verbo e sua habitação entre os homens.
Ainda que o foco não seja a manjedoura, mas a cruz, não há dúvida de que o relato do nascimento de nosso Senhor seja de fundamental importância: é aqui que a obra de salvação se manifesta e começa a se cumprir. No nascimento de Cristo, a graça salvadora de Deus se manifestou a todos os homens (Tt 2.11, tradução livre). Então, inicia-se o evangelho. É assim que o anjo anuncia o nascimento do salvador aos pastores: "eis que vos evangelizo com uma mensagem de grande alegria". Vemos porque Jesus encarnou e nasceu: para a nossa plena salvação. Os pais da igreja foram unânimes em declarar tal verdade fundamental:

"Se o homem não necessitasse ser salvo, de nenhuma maneira o Verbo teria se encarnado" (Irineu).

"Não existe outra causa da encarnação senão esta; Deus nos viu perdidos, perecidos, oprimidos pela tirania da morte, e se compadeceu de nós" (João Crisóstomo).

É por isso que ainda que não seja uma festa obrigatória dentro do escopo da Escritura, é mais do que natural haver alegria por parte do crente. Não há como não nos alegrarmos ao meditarmos no nascimento do Salvador. Quando lemos o evangelho de Lucas e vemos a canção celestial, sentimo-nos compungidos a participar de tal festa. E não há como não querermos participar. Assim como os pastores, sentimos o desejo de ir até Belém, pois ali vemos o céu descendo na terra, ali vemos algo ainda melhor que a canção angelical. Ali vemos Deus manifestado em Carne (1Tm 3.16). E como os magos, sentimos profunda alegria.

Em Cristo contemplamos a glória de Deus, a paz é anunciada e trazida aos homens, e a boa vontade graciosa de Deus é expressa. É por isso que cantamos com os anjos:

Glória nas alturas a Deus.
Sobre a terra, Paz.
Para os homens, Boa-vontade.

Que a graça benevolente de Deus esteja sobre o seu coração, trazendo-lhe a paz da salvação em Cristo, para a glória de Deus!


O blog Servorum Dei deseja a todos os leitores um Feliz Natal!

Nenhum comentário: